14 de outubro de 2012

Trensurb recebe propostas em outubro a a compra dos 15 novos trens


Empresa irá adquirir 15 novas composições de quatro carros com ar condicionado.
A Trensurb publica hoje o aviso de licitação referente à aquisição de 15 trens de quatro carros cada um, com fornecimento do projeto, equipamentos, sobressalentes, materiais, mão-de-obra para montagem e testes, transporte, treinamento, garantia e demais condições especificadas no edital e seus anexos. As propostas serão recebidas no dia 31 de outubro, às 15h, no auditório da sede administrativa da Trensurb, situada à Av. Ernesto Neugebauer, 1985, Bairro Humaitá, em Porto Alegre.

A licitação ocorre através do Regime Diferenciado de Contratações Públicas (RDC) – instituído pela Lei 12.462/2011- e o critério de julgamento é o maior desconto. A fim de se estimular o desenvolvimento nacional sustentável, haverá margem de preferência para produtos brasileiros, conforme o decreto 7.812, de 20 de setembro de 2012. O documento estabelece a aplicação de margem de preferência de 20% em licitações realizadas no âmbito da administração pública federal para aquisição de veículos para vias férreas. Dessa forma, o produto vencedor será nacional mesmo que seu valor seja 20% maior que o do produto estrangeiro com menor preço ofertado.

O edital e os anexos podem ser obtidos no site da empresa ou em sua sede administrativa, no horário das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Os novos trens

A empresa contratada deverá fabricar e fornecer 60 carros de passageiros, compostos em 15 trens de quatro carros.

As novas composições terão equipamento de ar condicionado com regulagem automática de temperatura, sistema de comunicação multimídia, painéis com mapa dinâmico da linha, iluminação interna com LED, cinco dispositivos de fixação de bicicletas em um dos carros intermediários, dois módulos para cadeirantes em cada carro de extremidade, assentos preferenciais em todos os carros (mínimo de 5% do total de assentos), sistema de detecção de incêndio, vidros laminados duplos não-estilhaçáveis, inibição de abertura de portas fora da área da plataforma, sistemas de autodiagnóstico e monitoramento de falhas, capacidade de operação em modo de condução manual ou automática e possibilidade de acoplamento. A vida útil mínima dos novos veículos deve ser de 30 anos.

Segundo cronograma inicial, a empresa contratada terá 18 meses, a partir da assinatura do contrato, para fornecer o primeiro trem e mais oito meses (num total de 26) para fornecer os veículos restantes. Dessa forma, as primeiras novas composições devem estar disponíveis em 2014.

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