2 de agosto de 2012

TRENSURB ENCAMINHA PEDIDO DE EXPANSÃO DO TREM PELOTAS-RIO GRANDE

Empresa leva pleito ao Ministério dos Transportes para que a cidade de Pedro Osório seja incluída no projeto.
Nesta quarta-feira, 1º, o Superintendente de Desenvolvimento e Expansão da Trensurb, Ernani Fagundes, recebeu vereadores da cidade de Pedro Osório, João Pedro Machado e Edenir Garcia Torres. A reunião realizada na sede da empresa tinha como pauta a solicitação dos parlamentares de extensão do trem regional Pelotas - Rio Grande até a cidade. Segundo o consultor especial da Trensurb, Paulo Thimóteo, este pedido será encaminhado ao Ministério dos Transportes a fim de ser incluído no projeto ferroviário.


O papel colaborativo da Trensurb


De acordo com as diretrizes do governo federal, “a Trensurb, tem em seu plano de negócios para os próximos quatro anos, como uma de suas orientações estratégicas, continuar cumprindo o papel de fomentar políticas públicas de transportes”, conforme afirma o diretor-presidente da empresa, Humberto Kasper. É o caso da consultoria prestada pela Trensurb na revitalização das ferrovias de passageiros e, também, nos estudos para utilização da tecnologia Aeromovel (que ligará a Estação Aeroporto do metrô ao Terminal 1 do Salgado Filho) em outros locais do estado e do país.


As ferrovias regionais gaúchas


Segundo o consultor Paulo Thimóteo, da Trensurb, o programa de resgate do transporte ferroviário de passageiros iniciou-se no governo Lula, como parte do plano de revitalização das ferrovias. A ideia é transportar passageiros reaproveitando trechos existentes não utilizados (ou pouco) pelo transporte de carga. Assim, com base em estudo solicitado pelo Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) ainda no final da década de 1990, que apontava 64 possíveis trechos, o Ministério dos Transportes selecionou alguns para desenvolver trabalhos mais aprofundados. Dois deles são no Rio Grande do Sul: Caxias do Sul – Bento Gonçalves e Pelotas – Rio Grande.


O trecho entre Caxias do Sul e Bento Gonçalves foi apontado em estudo como uma das situações “mais auspiciosas” para a implantação de uma linha ferroviária de passageiros, devido à atividade produtiva diversificada e ao parque industrial metal-mecânico altamente desenvolvido, além do desenvolvimento econômico e cultural da região. Um novo traçado proposto teria cerca de 45 quilômetros, com cinco estações em Caxias, uma em Carlos Barbosa, uma em Garibaldi, uma em Farroupilha e duas em Bento Gonçalves.


Já a ferrovia Pelotas – Rio Grande, na verdade, conforme as intenções iniciais, estender-se-ia até Capão do Leão e Cassino, num trajeto de 52 quilômetros. Foi constatado interesse local muito forte e os motivos para a seleção do trecho para os estudos iniciais incluem o fato de se tratar de um trecho curto e plano, cuja alternativa rodoviária é 8 quilômetros mais longa, além da grande atividade gerada pelo Porto de Rio Grande.
Fonte: www.trensurb.com.br

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