3 de agosto de 2012

Principais características dos novos trens




A concepção básica do projeto foi apresentada pelo chefe do Setor de Projetos de Sistemas e Inovação Tecnológica, Paulo Roberto Lutckmeier. A empresa contratada deverá fabricar e fornecer 60 carros de passageiros, compostos em trens que terão quatro – num total de 15 composições - ou seis carros – 10 composições. O tamanho de cada composição – quatro ou seis carros - ainda será definido pela Trensurb. A capacidade mínima de cada trem será de 1.620 (seis carros) ou 1.100 passageiros (quatro carros), considerando-se uma densidade de seis passageiros em pé por metro quadrado e uma oferta mínima de 20% de lugares sentados.

Os novos trens deverão ter equipamento de ar condicionado com regulagem automática de temperatura, sistema de comunicação multimídia, painéis com mapa dinâmico da linha, iluminação interna com LED, cinco dispositivos de fixação de bicicletas em um dos carros intermediários, dois módulos para cadeirantes em cada carro de extremidade, assentos preferenciais em todos os carros (mínimo de 5% do total de assentos), sistema de detecção de incêndio, vidros laminados duplos não-estilhaçáveis, inibição de abertura de portas fora da área da plataforma, sistemas de autodiagnóstico e monitoramento de falhas, capacidade de operação em modo de condução manual ou automática e possibilidade de acoplamento. A vida útil mínima dos novos veículos deve ser de 30 anos. Segundo cronograma inicial, a empresa contratada terá 18 meses, a partir da assinatura do contrato, para fornecer o primeiro trem e mais oito meses (num total de 26) para fornecer os veículos restantes. Dessa forma, as primeiras novas composições podem estar disponíveis em 2014.

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