14 de setembro de 2012


Metroplan estuda criar bilhete único que permita o uso de diversos meios de transporte na Grande Porto Alegre

Projeto foi confirmado nesta quinta-feira, durante a assinatura de convênio das novas rotas hidroviárias da Capital


Um bilhete único que permita utilizar trensurb, metrô, ônibus, BRT, catamarã, aeromóvel e bicicleta em toda a região metropolitana de Porto Alegre. Esse é o projeto que começará a ser discutido no mês que vem entre o governo do Estado, Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan) e as prefeituras da região, confirmado nesta quinta-feira durante a assinatura de convênio das novas rotas hidroviárias da Capital.
Com essa passagem integrada, seria possível tomar um catamarã em Guaíba até o centro da Capital, pegar um ônibus ao aeroporto, entrar no aeromóvel que ligará o Salgado Filho à Estação Aeroporto da Trensurb e embarcar no trem para São Leopoldo, tudo com o mesmo bilhete. Para que o projeto tenha sucesso, será fundamental a adesão dos mais de 30 municípios da região, em especial a Capital.
– Queremos ter uma competição vigorosa com o automóvel. E a única barreira para isso é institucional – disse o diretor-superintendente da Metroplan, Oscar Escher, ciente das diferenças políticas que aparecerão durante as conversações.
A tecnologia do sistema ficaria a cargo do Banrisul, conforme Escher. O secretário estadual de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano, Luiz Carlos Busato, salientou a importância que o governador Tarso Genro dá à ideia:
– O governador colocou como meta conversar com os municípios para tentar assinar um convênio em outubro.
Na tarde desta quinta-feira, prefeitura, governo do Estado e Metroplan assinaram convênio para a operação das duas novas rotas hidroviárias de Porto Alegre. Daqui a 30 dias deverão entrar em funcionamento os itinerários Centro Histórico-Ilha da Pintada e Guaíba-bairro Cristal-Centro Histórico. O serviço será operado pela empresa CatSul durante um ano, em caráter experimental. Depois, será aberta licitação.
Após 10 meses de funcionamento, a linha Guaíba-Porto Alegre transportou 600 mil pessoas. A grande procura tem incentivado ideias de novas rotas hidroviárias, como ao Estádio Beira-Rio e à Arena do Grêmio. Também se cogita roteiros aos bairros Menino Deus, Vila Assunção, Tristeza, Ipanema, Belém Novo e Lami.

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