28 de agosto de 2012

expansão norte supera 90% de conclusão


Entre últimos avanços, destaca-se a finalização do lançamento das vigas pré-moldadas do elevado metroviário na futura Estação Novo Hamburgo.
Chegou a 91,88% o índice de conclusão das obras de expansão da Linha 1 da Trensurb até Novo Hamburgo, de acordo com o relatório de medição emitido pela Coordenação de Planejamento da empresa, que supervisiona os trabalhos.

A primeira etapa da expansão, que compreende 4,9 quilômetros de via elevada, duas estações (Rio dos Sinos, em São Leopoldo, e Santo Afonso, em Novo Hamburgo) e duas pontes (metroferroviária e rodoviária) foi inaugurada em 2 de julho. Com 4,4 quilômetros de via elevada e três estações (Industrial, Fenac e Novo Hamburgo), a segunda etapa, segue até o Centro de Novo Hamburgo.

Confira os avanços do último período, conforme o relatório: em andamento a pintura, colocação do piso, instalação das eletrocalhas e a execução das instalações hidrossanitárias na Estação Industrial; em execução a canalização do arroio Luiz Rau nos trechos 6 (entre as estações Industrial e Fenac), 7 (Fenac e o terminal Novo Hamburgo) e 8 (após a Estação Novo Hamburgo); na Estação Fenac, são realizados o lançamento das placas pré-moldadas de vedação lateral do corpo da estação, o lançamento da estrutura metálica de cobertura e a instalação das eletrocalhas e colocação de piso; finalizada a canalização do arroio Luiz Rau e o lançamento das vigas pré-moldadas do elevado metroviário na Estação Novo Hamburgo, enquanto segue lançamento das vigas pré-moldadas do mezanino de acesso à estação e da plataforma de embarque/desembarque, além da colocação de lajes; no trecho 8, que será utilizado como haste de manobra, foi concluída a execução das vigas-travessas e o lançamento das vigas pré-moldadas do elevado metroviário.

A expansão até Novo Hamburgo

O empreendimento prevê, no total, mais 9,3 quilômetros de Linha 1, atingindo 43 quilômetros de extensão, de Porto Alegre a Novo Hamburgo. Todo o trecho é estruturado em via elevada e comporta cinco novas estações, as duas primeiras já em operação – Rio dos Sinos, em São Leopoldo, e Santo Afonso, Industrial, Fenac e Novo Hamburgo, no município hamburguense. O Consórcio Nova Via – constituído pelas empresas Norberto Odebrecht, Andrade Gutierrez, Toniolo/Busnello e T’Trans – é o responsável pela execução da obra. O projeto é orçado em R$ 938,2 milhões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário