1 de agosto de 2012

Cartão SIM passa a ser testado na estação São pedro em Porto Alegre

Cartão eletrônico substitui os bilhetes unitários comercializados na estação e, gradativamente, passará a ser utilizado em toda a Linha 1 da Trensurb.
A partir das 9h desta quarta-feira, 1º, a Trensurb dá mais um passo na ampliação do uso da bilhetagem eletrônica em seu sistema. Na ocasião, a Estação São Pedro, em Porto Alegre, passa a comercializar em regime experimental o cartão SIM Unitário, que substitui o atual bilhete unitário, de papel.


A estação recebe adaptações para o uso da nova tecnologia, assim como material informativo (cartazes, flyers e adesivos) para esclarecimento aos usuários. O SIM Unitário tem o mesmo valor do atual bilhete, de R$ 1,70. O novo dispositivo permite maior controle do fluxo de passageiros (através do sistema automatizado), mais economia (uma vez que os cartões serão reutilizados), menor risco de roubo e diminuição do comércio ilegal.


Funcionamento


O usuário adquire o SIM Unitário nas bilheterias da Estação São Pedro, normalmente, assim como ocorre com o bilhete unitário. No momento da venda, o cartão é validado para que possa ser utilizado nos bloqueios (devidamente identificados) da estação. O usuário deverá inserir o seu cartão na fenda do validador. Após a leitura do cartão, o sistema efetuará o débito do valor da passagem, recolherá o cartão para o cofre interno e liberará o bloqueio para transposição do usuário.


Os cartões terão validade até o final da operação do dia seguinte à compra. Assim, um cartão adquirido, por exemplo, às 15h de uma segunda-feira poderá ser utilizado até as 23h20 da terça-feira. Caso o prazo de validade do cartão tenha expirado, o usuário poderá efetuar a devolução da unidade para a bilheteria e receber, em troca, R$ 1.
Fonte: www.trensurb.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário